Nossa pousada

A pousada foi inaugurada em 2004 e conta com dez quartos suítes, um ambiente familiar e descontraído. O nosso objetivo é fornecer acomodação de alta qualidade para os clientes que tem vontade de conhecer a Mata Atlântica. Estamos situados em meio a um cenário exuberante entre zonas úmidas de mata nativa e restauradas, e as montanhas das Serra dos Órgãos, parte do maior complexo de montanhas chamado Serra do Mar, do sudeste do Brasil.

Os hóspedes têm acesso total às nossas trilhas e também oferecemos excursões para outros ecossistemas da Mata Atlântica, com a intenção de buscar e avistar outras espécies de avifauna não encontradas na REGUA. A pousada não possui fins lucrativos e toda a renda gerada é destinada ao nosso trabalho de conservação.

Facilidades

A pousada está muito bem equipada, com quartos com ar condicionado, uma sala espaçosa e confortável, uma grande sala de jantar, uma extensa biblioteca que contam com livros de história natural, piscina, água proveniente de um sistema de aquecimento solar e Wi-Fi.

Gastronomia

Todas as refeições estão incluídas na diária: café da manhã, almoço e jantar. Todos os pratos servidos são preparados pelas nossas cozinheiras com ingredientes locais, e que podem ser diferenciados de acordo com as necessidades (por favor, informe-nos quando for feita a reserva).

Providenciamos lanche para as viagens (caso decida passar o dia todo fora). O café-da-manhã pode ser servido nas primeiras horas da manhã, para aqueles que desejam começar bem cedo as suas atividades.

Biblioteca

A pousada possui uma extensa biblioteca de história natural com uma uma grande variedade de livros e revistas sobre aves, com foco na América do Sul. Temos um check-list com todas as aves aqui encontradas, folhetos das trilhas, das borboletas e mariposas.

Lavanderia

Oferecemos serviço de lavandaria. Este serviço não inclui as roupas íntimas, no entanto, providenciamos sabão em pó e de coco, à pedido. Nossa região é muito úmida, e por isso, as roupas secam de acordo com as condições meteorológicas.

Jardim

Nosso jardim oferece uma vista privilegiada para a observação de aves, permitindo que a fotografia seja praticada da varanda e do mirante, que se encontra em frente à nossa pousada. Comedores atraem barulhentos grupos de euphonias, chlorophonias e saíras, incluindo o tiê-sangue, o tiê-galo, o sanhaçu-de-encontro-amarelo, a saíra-amarela e a saíra-galega.

Nos bebedouros dos beija-flores, o beija-flor-tesoura espanta o balança-rabo-de-bico-torto, o rabo-branco-rubro, o beija-flor-roxo, o beija-flor-preto, o beija-flor-de-fronte-violeta e o beija-flor-de-garganta-verde.

Em torno do jardim, o saí-de-pernas-pretas, o jacupemba, o saí-andorinha, a tiriba-de-testa-vermelha, o caburé, a ariramba-de-cauda-ruiva, o gavião-bombachinha, o tucano-de-bico-preto, o pica-pau-de-cabeça-amarela, a choca-listrada e o garrinchão-de-bico-grande estão entre a grande variedade de aves encontradas frequentemente.

À noite, o murucututu-de-barriga-amarela, a corujinha-do-mato e o bacurau também podem ser vistos. Mamíferos, incluindo a paca, o tatu e ocasionalmente os cachorros-do-mato também visitam o nosso jardim. Ultimamente temos tido a visita das antas que foram reintroduzidas na REGUA a partir de 2017.

Mirante

A nossa torre de observação de dois andares, na borda do jardim da pousada, é um excelente lugar para assistir ao pôr-do-sol sobre os alagados e as montanhas da Serra dos Órgãos, com uma caipirinha na mão. No período da manhã, o mirante também é um bom local para fotografar aves nas árvores.

Parede de mariposas

Em outubro de 2013 construímos a primeira parede para mariposas em nosso jardim – um muro de cimento iluminada com uma lâmpada de vapor de mercúrio e uma lâmpada fluorescente, uma de cada lado da parede. Muitos hóspedes nos visitam com o interesse em fotografar e estudar as mariposas que visitam esta parede especial. É possível fotografar espécies raras e quem sabe aparece uma nova espécie? Neste caso, é possível adicionar à nossa lista de espécies.

Animais domésticos

A fim de zelar pela vida selvagem na reserva, não são permitidos animais de estimação.

Reservas e consultas

Para fazer uma reserva ou se existir qualquer dúvida, por favor nos contate.

lodge-5782-lee-dingain-420x300
A pousada (© Lee Dingain)
lodge-5768-lee-dingain-420x300
A vista espetacular do jardim (© Lee Dingain)
belvedere-4917-sue-healey-420x300
O mirante que está localizado em frente à pousada (© Sue Healey)
lodge-p1400101-sue-healey-420x300
Sala de jantar e biblioteca (© Sue Healey)