O dia 15 de julho marcou o início do curso Florescência, uma jornada transformadora que destaca o papel essencial das mulheres na restauração dos ecossistemas florestais. Ao longo de cinco encontros, as participantes explorarão o funcionamento dos ecossistemas, aprenderão sobre a produção de mudas e descobrirão métodos práticos e teóricos de restauração florestal.
Nesta edição, durante uma aula prática, as participantes puderam aprender como fazer sabonete utilizando plantas medicinais encontradas na própria região.
Essa iniciativa é promovida pelo Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT) da Universidade de Colônia, Alemanha, em parceria com a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) e o Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Baseada no conhecimento local e na vasta experiência em restauração ecológica da REGUA, a capacitação visa empoderar mulheres da zona rural, mostrando a importância da preservação da natureza e como é possível produzir alimentação saudável e artesanato de forma sustentável. "Estamos tendo uma troca de experiências maravilhosa. Estou aprendendo e amando," disse Maria da Penha, participante do curso.
コメント