A REGUA acaba de receber um projeto novo e realmente excitante: André Lanna, estudante de Doutorado da UFRJ sob orientação do Prof. Dr. Carlos Grelle, aprovou sua pesquisa na REGUA para monitorar a Diversidade de Mamíferos nas Montanhas da Serra do Mar do RJ.
Na primeira estadia de campo para tentar encontrar os Muriquis na Trilha Verde e mapear com GPS as trilhas ao redor do Rio Manuel Alexandre, afim de escolher os locais para instalação de armadilhas fotográficas visando identificar e quantificar as espécies de mamíferos encontradas na região. André confessa que padece um ‘fraquinho’ pelos Muriquis, dado que já estudou a espécie do Norte na Reserva Karen Strier em Caratinga, mapeando populações isoladas remanescentes tanto no Espírito Santo como em Minas Gerais.
O Muriqui do Norte está na Categoria IUCN “criticamente ameaçada” dado que somente sobrevive em minúsculos fragmentos de Mata Atlântica, ao passo que seu primo do Sul “Brachyteles arachnoides” é ‘apenas’ “ameaçada” dado que as florestas remanescentes do SE do Brasil são bem mais extensas.
Logo no seu primeiro dia na REGUA, com a ajuda do Rildo, escutou um bando, voltando ao local no segundo dia não conseguiu contacto… até que no terceiro dia entre a Trilha Vermelha e a Verde encontrou o bando e conseguiu seguir o mesmo praticamente durante o resto do dia.
Emocionado e feliz, nos relatou que parecem muito dóceis e aceitaram sua presença, exceto por um macho mais desconfiado. Está previsto um novo campo em breve e quiçá, o foco de sua tese mude totalmente para o Muriqui da Serra dos Órgãos!
Data: 29/01/17
Comments