GOVERNANÇA
A REGUA foi criada como uma associação brasileira em junho de 2001, e é gerida por seus membros, que por sua vez são divididos em 5 diferentes categorias. Os membros do conselho se encontram na assembleia geral anualmente e tem a responsabilidade de aprovar mudanças de estatutos, de receber e aprovar relatórios dos conselhos administrativo e fiscal. Os membros também possuem a responsabilidade de nomear os membros Honorários e Benemérito, de eleger os dirigentes dos conselhos administrativo e fiscal, e de dissolver a associação e a distribuição de seus ativos, se assim for necessário. Decisões tomadas nas assembleias gerais devem possuir dois terços (⅔) por cento dos votos para que sejam aprovadas.
A REGUA conta com uma pousada que atrai visitantes de várias partes do mundo. A receita gerada pela pousada cobre aproximadamente 70% das despesas operacionais da organização. A REGUA também recebe fundos e doações de diversas organizações e entidades que financiam atividades de restauração florestal, pagamento de colaboradores, custos de manutenção e aquisição de novas propriedades.
Desde sua criação, a REGUA tem recebido o apoio financeiro e operacional do BART (Brazilian Atlantic Rainforest Trust), com sede no Reino Unido.
Existem 5 tipos de membros:
1- Diretoria: Nicholas Locke, Raquel Locke e Fábio Lagoas
Nicholas Locke
Presidente
É a Vice-Presidente da REGUA. Nascida em Santa Fé, Argentina, onde sua família possuía uma grande fazenda. Raquel e Nicholas se conheceram através de amigos da família, em Copacabana e logo se casaram. Ela o ajudava enquanto educava os seus dois filhos, Thomas e Micaela.
Fundamental na criação da Associação Comunitária do Guapiaçu, Raquel tem sido de grande valor para ganhar a confiança e apoio para a criação e desenvolvimento da REGUA. Ela está fortemente envolvida no desenvolvimento dos setores de ensino e pesquisa do projeto. Tem sido fundamental na construção de relacionamentos de sucesso tanto com a comunidade local e órgãos do governo.
O amor da Raquel a natureza a levou para a área. Ela adora andar nas florestas da REGUA. O seu conhecimento sobre as árvores é vasto e ela adora caminhar nas áreas recém-plantadas e assisti-las a se desenvolver. É um de seus passatempos favoritos, também como ouvir músicas argentinas, ser patriota com o vinho Malbec do seu país e ir à igreja.
É o presidente da REGUA e apoiou a criação do projeto desde 1996, juntamente com sua esposa Raquel.
Nicholas nasceu e foi criado no Reino Unido. Depois de se graduar no Reino Unido veio ao Brasil para um aprendizado técnico com seu tio no Guapiaçu, onde seus avós tinham uma fazenda. Ele construiu uma fazenda de grande porte e sucesso, casado com Raquel, tiveram dois filhos, Thomas e Micaela onde foram educados e criados no Guapiaçu.
A sua visão ajudou e inovou a REGUA. A sua dedicação full time ao projeto a ajudou em sua expansão. Seu total comprometimento e a sua energia contagiante foram ferramentas paro sucesso que hoje vemos. Através de fortes relações locais Nicholas iniciou a compra de muitas outras áreas-chaves de terra.
Embora Nicholas dedique parte do seu tempo as atividades administrativas, ele tem muitos outros interesses, incluindo caminhadas na floresta, motocicletas da sua juventude, jazz e o seu principal hobby é a gastronomia, onde faz ótimas pizzas caseiras.
Raquel Locke
Vice-Presidente
É o diretor administrativo tesoureiro e apoia as ações da organização desde 2010.
Sua família é muito antiga e respeitada na região, tendo sido grandes apoiadores do projeto desde o início. O Fábio cresceu no Bairro de Santo Amaro, próximo à REGUA, sempre apreciando a zona rural e as áreas verdes do entorno. Quando terminou a escola primária, se mudou para o interior de Nova Friburgo para estudar e cursar o ensino médio e técnico em agronomia, que é a sua grande paixão.
Uma vez de volta ao município de Cachoeiras de Macacu, passou a administrar uma propriedade vizinha, e tendo uma relação muito próxima e de confiança com os membros da direção da REGUA, foi convidado para assumir o posto de tesoureiro da organização.
Fábio tem uma família linda e se dedica muito à ela, atualmente se dividindo entre Santo Amaro e a cidade de Cachoeiras de Macacu. Ele também se interessa muito por todos os assuntos relacionados a carros.