Programa jovens guardas

O Programa Jovens Guardas começou no ano 2004 com o intuito de sensibilizar e modificar a percepção dos jovens do entorno da REGUA sobre as questões ligadas à conservação da Mata Atlântica na alta bacia do Rio Guapiaçu. O programa surge como resultado do desdobramento do projeto piloto de Visitação Escolar, com o intuito de oferecer uma oportunidade de maior contato dos jovens da alta bacia com os trabalhos de conservação desenvolvidos na Reserva.

O Programa Jovens Guardas é realizado semanalmente no auditório do Centro de Visitantes, sob a tutela do Coordenador de EA da REGUA. As crianças e jovens, moradores de comunidades locais, matriculados nas escolas do Ensino Fundamental, são o público alvo deste programa. Os encontros acontecem uma vez por semana das 14.00h às 16.00 h. A REGUA utiliza seu próprio veículo para transportar os participantes até o local da atividade.

Temas básicos como a reintrodução de espécies, a apresentação da rica flora e fauna local, o programa de restauração florestal e das áreas alagadas, bem como a caça predatória são abordados para formatar este programa de conscientização ambiental. Aulas de expressão artística são desenvolvidas para potencializar o aprendizado do referido conteúdo. O Programa também inclui saídas de campo para outras Unidades de Conservação e Instituições ligadas à preservação do meio ambiente no estado (PETP, PARNASO, Centro de Primatologia, Museu Nacional) e outros como o Instituto Vital Brasil.

young-rangers2-rachel-walls-420x300
Jovens Guardas em 2010 festejando a soltura do mutum-do-sudeste com os exemplares realizados com a técnica de papel-machê (© Rachel Walls)